Mudei o meu plano de Internet para um de 10gbps. Só que não sabia que essa velocidade so pode ser atendida via cabo. Só entendi agora que o Wi-Fi tem uma velocidade limitada, e os equipamentos aqui de casa também.
Sabendo disso, gostaria de comprar um cabo. Mas de qual preciso? Cat5? Cat6? Cat8?
E se meu note é limitado, o que preciso trocar? Placa de rede? Nao existe 1 adaptador? Eu morro de medo de abrir esse notebook
Não tem muito o que fazer se você tem limitadores em qualquer ponto da cadeira da rede.
Se seu roteador é Gigabit ou 2.5 Gbps, já não vai chegar a 10 Gbps. Se você está usando o modem que eles mesmos providenciaram, imagino que tenha porta ethernet 10 Gbps, mas seu laptop precisaria ter uma porta 10 Gbps também. E infelizmente não é só trocar a porta física, você teria que trocar toda a interface de rede (não é trivial num laptop. Num desktop, você poderia comprar uma placa de rede externa, PCI-express.)
O limite teórico do WIFI6/6E é 9.6 Gbps. Na vida real, pertinho do roteador/modem (assumindo que seja WIFI6 ou 6E pelo menos), deve chegar em alguns Gbps.
Mas caramba, onde que tem 10 Gbps? Você mora na Coréia do Sul, Japão?