A dúvida está toda no título. Será que tem como? Tenho um pc aqui em casa bem humilde, antigo, que nao tem placa de vídeo, mas atende bem as outras coisas que fazemos no dia dia. Word, excel, Internet, e-mail, youtube, tudo sme travar. Sempre tive essa duvida se tinha como jogar algum jogo antigo nele. E hoje vi um celular velho da Samsung rodando gta san andreas suavemente, entao nao entendi pq nao rodaria no meu pc velho? Nao sei muito bem as configs dele e nao faço ideia de onde ver isso. Só sei que ele é velho. Compramos tudo em 2015, novo na epoca e sem placa de video
Vários fatores. O mais evidente é que um celular atual, em razão do sistema linux android, é mais leve do que windows, ou seja, ainda que ambos tenham 4gb de ram, o celular sai na frente. E outra, os processadores atuais para celulares dão um banho em intel pentium, mais uma vantagem em relação a pc antigo; mais uma: a resolução do celular é menor do que a de um monitor, ou seja, menos pixels renderizados na tela = mais fps. Se você colocar o jogo em 800x600 ou 640x480, por exemplo, ele vai rodar bem mais liso do que em 1920x1080 ou 1366x768.
Não é apenas placa de video, mas diversos outros fatores. Se puder, coloque mais ram ou troque o processador, é o que realmente faz a diferença. Pra você ter ideia, o xbox one e ps4 tem 1gb de vram, que é a memória de vídeo, ou seja, esses consoles tem o equivalente a uma placa de video com 1gb.