A IA deixou de ser algo bom

No início a IA foi algo bom. Simplificava muitas tarefas pesadas e repetitivas. Era usada como auxílio. Mas com o tempo isso mudou e no meu ponto de vista, isso envenenou a internet, pelos motivos que:

1. Noticias falsas: Nem tudo o que você vê na Internet agora é verdadeiro. Dá pra gerar tudo o que você imagina usando ia. Que tal o vídeo de uma pessoa famosa fazendo qualquer coisa que você queira? É possivel a partir de um simples prompt e vemos isso o dia todo nas redes sociais. É o que gera mais engajamento no momento.
  2. A forma como pesquisamos coisas mudou: antes, se você tivesse procurando por algo, já ia diretamente pro Google. Mas hoje em dia, as pessoas buscam facilidade e rapidez e ja vão direto pra IA. Mas nem tudo o que está lá é verdadeiro. Notei que quando a IA não sabe algo, ela não vai ser sincera e te responder que não sabe. Ela vai simplesmente chutar a resposta, sem se preocupar com qualquer consequencia ou danos que isso possa gerar.

No mais, algumas ia são até mais cuidadosas com o conteúdo que elas geram. Algumas recusam modificar imagens incluindo logomarca, rosto de pessoas, entre muitas outras coisas anti éticas.

Acredito que a IA em excesso, muitas vezes causa revolta. Como estamos em um fórum de games, vou deixar um exemplo gamer. Que tal o DLSS5 da NVIDIA?

Também teve vários outros exemplos de “influencers digitais” (que não existem como pessoa fisica) que postavam em redes sociais como se fossem pessoas reais, com intuito de lucrar com fotos e vídeos especiais feitos sob demanda.

E você? pra que e porque usa a IA?

1 curtida

tópico relevante e necessário. Nunca fui um adapto da IA. Já usei, infelizmente, para trabalhos acadêmicos; e me sinto um ■■■■■ por isso. A IA, se permitir, ela faz tudo por você, reduzindo toda sua capacidade cognitiva. Há colegas que estão perdendo a capacidade de raciocínio lógico e coerência, porque a IA já monta o argumento pronto, já escreve o texto (basta passar a tesoura no que for feio).

O futuro será das pessoas que se reservam a capacidade de escrever os próprios textos. E de pensar por si mesmas.